Os Beijos da Seca

Convidamos um time apelão de fotógrafas e ilustradores/as de Brasília para um ensaio especial sobre a seca na cidade

A Revista Seca nasceu no dia 14 de junho do atribulado ano de 2017. Portanto, no início do fenômeno climático característico da cidade de Brasília, que tanto alvoroço causa nos moradores do cerrado, e motivo inspirador óbvio do nosso humilde projeto.

No auge da carreira da nossa musa em 2017, frente a índices de umidade que tendem ao negativo, nós resolvemos celebrar o momento do melhor jeito que conhecemos: com conteúdo de qualidade.

Foi então que a Seca saiu em campo e convidou um time inigualável de quatro fotógrafas e cinco ilustradores/as, todos com fortes laços brasilienses, para representarem em imagens o período seco no DF.

Que o talento desses artistas umidifique os seus corações tanto quanto umidificou os nossos aqui na redação!

 

Aleixo Leite

Graduado em Desenho Industrial pela UnB, sócio-fundador da Buraco de Bala, Aleixo Leite também conhecido pela alcunha ‘Jetson’ atua nas áreas de animação e design desde 1999. Entusiasta dos diversos suportes e nichos que o campo apresenta, ao longo de quase duas décadas, já participou de projetos envolvendo da animação tradicional ao muralismo, do editorial à produção de brinquedos.

Abordando o uso de novas mídias e o desenvolvimento de conteúdo original, há alguns anos vem construindo o caminho de uma iniciativa chamada Jetto.tv. Através do acesso à tecnologias antes inacessíveis, procura em ambiente de estúdio criar e desenvolver peças e produtos que até poucos anos atrás dependiam de aparato colossal para se tornarem realidade.

www.jetto.tv >> aleixo@jetto.tv

www.buracodebala.com >> aleixo@buracodebala.com

 

 

Camila Soato

Camila Soato (Brasília, Brasil, 1985) vive e trabalha em São Paulo. Com uma pesquisa voltada para a apropriação de imagens encontradas na internet e relacionadas a um cotidiano banal, a artista brasiliense usa a pintura para explorar a conexão entre arte e vida, diluindo a imagem mítica que esta técnica carrega em seu histórico.

Em sua série mais recente, Soato faz releituras de quadros célebres da história da arte, discutindo questões de gênero e outros discursos predominantes.

 

Fabrizia Posada

A vinda de FZZ a este mundo foi anunciada em sonho a uma futura avó por uma rainha egípcia: “A filha de sua filha se chamará Fabrizia.” Eventualmente, Fabrizia nasceu, se descobriu FZZ e conheceu diversas cidades até se assentar no meio do cerrado. Nos dias de hoje, ela busca traduzir a mágica que enxerga no mundo em ilustrações, contos e música. Visite o site pessoal da autora.

 

Felipe Cavalcante

Felipe Cavalcante é designer, ilustrador e artista plástico. Mestre pela Universidade de Brasília (UnB), já teve seu trabalho exposto em diversas mostras nacionais e internacionais, como o London Design Festival, na Inglaterra e o TrimarchiDG, na Argentina e no Peru. Professor substituto do Departamento de Design da UnB, ministrou as disciplinas de tipografia, ilustração e materiais e processos de impressão. É um dos fundadores do Mopa, estúdio de design e ilustração e do Espaço Laje, ateliê coletivo em Brasília. Faz parte do Irmãos Colagem, projeto coletivo com Júlio Lapagesse e Pedro Ivo Verçosa desenvolvendo colagens gigantes. Também com Verçosa é criador da revista Sem/Registro, curadoria portátil de gravuras em serigrafia. Atualmente trabalha na Nova, ateliê onde desenvolve projetos comissionados e autorais.

 

Janine Moraes

Me batizei fotojornaleira. Um jeito de enfatizar que a foto é mais importante que a fotógrafa e de reiterar que foto não tem nada com verdade, mas com tentativa de entendimento, entremeada de ruídos, limitações, filtros, universos múltiplos incontáveis. Carrego érres tortos, vindos do interior de Goiás (Quirinópolis) há 29 anos. Por cá, tento preservar a curiosidade infantil e o simples. Na fotografia penso mais o encontro que a técnica e a parafernália envolvida.

 

Luda Lima

Luda é uma arteira brasiliense e aquarelante. Produz ilustrações sob encomenda, além de suas próprias obras. Principalmente para livros, que é o meio que ela mais ama. Tanto que criou um selo de publicações independentes com sua amiga, a Surina Mariana, chamado Selo Supernova. Criam livros que falam do universo feminino de formas inesperadas. A ilustração é trecho do livro “Histórias de Cavalas”.

 

Mavi Dutra

Mavi é o bom e velho mixidão de domingo. Abre a geladeira e pega um pouquinho de tudo o que sobrou da semana. Da música, das tintas, da fotografia e, por que não, do almoço. Bota tudo num panelão, esquenta e mexe bem. Tempera direitinho que a gororoba é sincera!

 

 

Thais Mallon

Fotógrafa de shows desde 2011 e da Revista Traços desde que ela nasceu, amo bandas brasileiras independentes, gatos, babys, feminismo e mais uma porçãozinha de clichês, como as árvores tortas da cidade. Você consegue ver mais do meu trabalho no www.thaismallon.com e no instagram.

 

Zuleika de Souza

Zuleika de Souza nasceu em Brasília em 1963 e é repórter fotográfica desde 1982. Realizou trabalhos para grandes jornais e revistas brasileiras: Veja, Isto é, Senhor, Manchete, Ágil, O Globo, Folha de São Paulo, Claudia, e Vogue. Foi funcionária do Jornal do Brasil e do jornal BSB Brasil. Foi por 25 anos foi reporter fotográfica o Correio Braziliense onde criou a coluna Photo & Grafia que assinava. Hoje assina a coluna Zuzum no site Quadrado Brasília.

***

Redação

13 de setembro de 2017