Seca Especial – Contos

Apresentação

Foto: Nanah Vieira/Revista Seca

A Revista Seca é um empreendimento independente, mas não é solitário. Em algumas postagens nas redes sociais, em alguns cantos autoexplicativos do site e propostas enviadas aos parceiros, aparece uma frase ainda tímida, mas que ganha força diariamente: A revista é um projeto da Seca – Agência de escrita criativa. Pois chegou o tempo dessa singela frase ganhar papel de destaque dentro das nossas atividades. A agência tem basicamente três áreas de atuação:

O primeiro oferece pesquisa para subsidiar roteiros de audiovisual, histórias em quadrinhos e projetos literários de grupos ou autores terceiros. Além de também desenvolvermos nossos próprios projetos autorais nessas mesmas áreas.

O segundo consiste em um cardápio variado de oficinas de escrita criativa ministradas pelos escritores Danilo Oliveira e Vitor Camargo de Melo. Os módulos oferecidos passam por narrativas literárias, roteiros e até acompanhamento e discussões de projetos autorais dos alunos, e são pensados tanto em formato condensado (de 2 a 3 semanas) quanto em formato extenso (de 1 semestre letivo), implantados em parcerias com escolas de ensino médio e demais figuras institucionais.

Foto: Nanah Vieira/Revista Seca

O terceiro braço é a própria Revista Seca, que já vem ganhando espaço na cena do DF e além.

Se em 2017 nossas forças estiveram concentradas em desenvolver a Revista com a qualidade que achamos que ela merece, a Seca entra em 2018 com o pé no acelerador, tocando projetos nos três ramos da agência. É desse trabalho gregário que nasceu esta edição especial.

Durante os meses de novembro e dezembro de 2017, ministramos a nossa oficina-piloto. Nossos alunos-cobaias sofreram toda a carga de exigência e conteúdo que desenvolvemos para a Oficina de Narrativas Literárias, módulo que escolhemos para a nossa estreia. Com uma turma incrível, foram três semanas de diversão e trabalho duro, não necessariamente nessa ordem, que desaguaram em um conto escrito por cada uma de nossas cobaias. A qualidade do resultado final foi tamanha que imediatamente paramos as máquinas, furamos a fila das edições da Revista e fizemos questão de abrir 2018 com uma edição que premiasse a qualidade desse primeiro conjunto de trabalho. A Seca Edição Especial – Contos traz os seis contos desenvolvidos por cada um dos alunos na mesa de trabalho da oficina.

Foto: Nanah Vieira/Revista Seca

De paixonites etílicas a guerrilheiras de um futuro distópico, os seis contos que trazemos nesta edição especial são emocionantes e surpreendentes na mesma medida em que são autênticos e pessoais. Esperamos que a leitura seja tão prazerosa quanto foi a organização deste número da Seca.

Foto: Nanah Vieira/Revista Seca

E aos interessados: já demos início ao nosso calendário de oficinas para 2018!

Confira aqui as oficinas que já estão com as inscrições abertas!

Foto: Nanah Vieira/Revista Seca

Boa leitura!


A Redação

26 de Fevereiro de 2018